sábado, 18 de julho de 2009

Roteiros cênicos criados pela turma de teatro do Jardim Santo Alberto - Por Marcio Castro

As vésperas do fim do primeiro ciclo de atividades de teatro do CESA Santo Alberto, a turma de teatro coordenada por mim, Marcio Castro, criou dois roteiros cênicos baseados em elementos em comum levantados por todos os alunos. Dentre os dois, escolhemos um, que talvez levantemos cenicamente para apresentar dia 29 de julho no horário de aula, à comunidade do entorno, amigos, parentes, etc.
Gostaria de enfatizar que se trata de um exercício cênico, um experimento, e que não temos o comprometimento com a realização de qualquer coisa que tenha acabamento espetacular, ou de produção. Trata se apenas de uma "confraternização", onde o elemento compartilhado representa de alguma forma, as potencialidades de criação e de experienciação desenvolvidas juntos aos alunos nos últimos três meses.
Seguem os dois roteiros:
O Portal Mágico
Por Vinícius, Danielle, Jullye, Nala e Gisele

Amigos estavam participando de um jogo onde o perdedor teria de ir ao cemitério á meia noite, e dançar sobre o túmulo da da tenebrosa Maria Antonieta de Las Nieves.

Quando um dos amigos estava dançando, o túmulo começou a se mexer, os amigos saíram correndo e encontraram um feiticeiro, e ao seu lado havia um espelho, que na verdade era um portal. Enquanto o feiticeiro dizia aos amigos o que teriam que fazer, a velha sai de seu túmulo e os persegue.

A tarefa é: Ao passar pelo portal eles se transformariam em touros, e teriam que enfrentar o dragão que guardava o colar de Maria Antonieta. Se eles não pegassem o colar, a velhinha os perseguiria pelo resto de suas vidas.

A luta foi muito sangrenta, mas os amigos conseguiram vencer. Um deles saiu muito ferido, eles pegaram o colar e voltaram a sua forma humana, devolveram o colar a velha.

Um dos amigos estava muito ferido, então o feiticeiro curou todos os seus ferimentos, e eles ganharam como prêmio um ano na cachoeira que era feita de chocolate.

Fim.
Tá todo mundo louco parte 2
Por Jheniffer, Stefanie, Isabelle, Katiane.

Amigos saíram da cidade com um cachorro de carro para irem conhecer o castelo que fica na floresta. Chegando lá, zumbis de um cemitério perto roubam o carro. Os amigos decidem então irem até uma cachoeira que viram pelo GPS do celular de um deles. No caminho, um deles é mordido por uma cobra e morre. Os amigos o levam a um cemitério, e o enterram. Saindo de lá, se deparam com um touro, jogam uma barra de chocolate a ele, e correm para o castelo.
Chegando lá, não há ninguém, apenas um espelho. Um dos amigos empurra o outro para dentro do espelho, que cai dentro dele. Tentam tirá-lo, mas não conseguem, só veem um bilhete com a indicação de um jogo, que será a salvação para tirar o amigo do espelho, eles devem ganhar para soltá-lo.

Eles fazem a primeira parte: Vão até o porão e pegam com uma velhinha que está dançando a próxima pista, que é ir até um labirinto procurar o dragão e tirar um colar dele. Junto ao colar está a próxima pista, que é subir na torre mais alta do castelo. Chegando lá, encontram maus feiticeiros, que os prendem na torre, e ficam com todas as pistas que eles conseguiram até agora. Os feiticeiros os deixam trancados dentro de uma jaula com um vampiro. O cachorro dos amigos morde o vampiro e o mata. Depois, o cachorro consegue passar pelas barras da jaula e pega a chave e a entrega para um dos amigos, para abrir a fechadura da jaula. Eles se soltam. Estavam indo embora quando, sem querer, derrubam uma caixinha onde estava escrito: “Volta-se para casa”. Saem correndo com a caixa do pó, e encontram uma porta, e nesta sala está preso o amigo que ficou preso no espelho. Eles o resgatam, saem do castelo, e jogam o pó “volta-se para casa” em cima de todos eles e chegam em casa são e salvos.
Fim.
--------------------------------------------------------------
Ao fim da leitura, optamos pela escolha de "O Portal Mágico", pelo fato de ser um roteiro mais sucinto, e que teríamos mais chances de estruturar como exercício para o dia 29. A escolha se deve a esta peculiaridade em específico, não em relação ao mérito e qualidade dos materiais, que acredito, ambos são fantásticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário